quinta-feira, 5 de maio de 2011

A parte burocrática do casamento!

Meninas, como vocês perguntaram sobre o cartório, resolvi postar aqui algumas informações sobre como é o processo no cartório para tentar ajudar. Eu e Dani demos entrada no cartório há mais ou menos uns 20 dias.

Bom, aqui vão algumas dicas:

* O correto é dar entrada no pedido de casamento três meses antes. Não pode ser antes. Mas também, não deixa ficar em cima da hora, pois o processo demora pelo menos uns 30 dias para ficar pronto.

* Os noivos devem dar entrada no cartório perto do local em que moram. Não é todo cartório que faz casamento. Somente alguns possuem essa função. Basta perguntar no cartório ou dar uma pesquisada no google para ver qual faz.

* Para os noivos que são solteiros, é necessário: certidão de nascimento dos dois, identidade, CPF e comprovante de residência. Tudo precisa de uma cópia autenticada (ou ser conferido pelo próprio cartório).


* Além disso, é necessário cópia autenticada da identidade de 2 testemunhas. As testemunhas podem ser amigos, irmãos... quem vocês desejarem. No nosso caso, será uma irmã minha e um irmão do Dani.

* De posse dos documentos, vocês (noivos e testemunhas) preenchem uma ficha no cartório com seus dados pessoais e já escolhem o nome que desejam se chamar após o casamento (parte difícil!!!! rs rs rs). Pagam uma taxa (cerca de duzentos e pouco reais) e dão entrada no pedido de habilitação de casamento.

* Além disso, tem que preencher o regime de bens escolhido. O mais simples é casar com a comunhão parcial de bens, em que os bens se comunicam após o casamento.
* Em 30 ou 40 dias, os noivos devem voltar no cartório para saber se o casamento foi "aceito" e aí sim, devem casar em um prazo de 90 dias. No nosso caso, que a cerimônia será em casa de festas, a gente entrega para o celebrante um Termo de Casamento Religioso. Para quem for casar com juíz de paz, tem que pedir autorização para esse juíz fazer a cerimônia fora do cartório.

* Após o casamento, tem que entregar a documentação no cartório.

É isso gente! Espero ter ajudado!!!! No próximo post, conto sobre a escolha do nome!

Um comentário:

Elisa disse...

Ju, não precisa levar um papel do celebrante no cartório junto com essa papelada?